lightening talk
UXUIlightening talk

lightening talk

O que são palestras relâmpago?

O que é uma conversa relâmpago? Qual é o propósito de uma conversa relâmpago? Como você pode dar uma boa? Como as palestras relâmpago podem ajudar os líderes ágeis de maneiras especiais? 

dicas de zoom

Uma lightning talk (inglês para palestra relâmpago) é uma apresentação curta dada em uma conferência ou forum similar. Ao contrário de outras apresentações, palestras relâmpagos duram poucos minutos. E durante um curto intervalo de tempo são apresentadas várias lightning talks por diversos oradores.

Lightning talk pode ter sido criada na conferência de Python em 1997,[1] onde foi simplesmente chamada “conversas curtas” (short talks). O termo “lightning talks” foi primeiramente usado por Mark Jason Dominus para uma sessão YAPC 19100 Conference em junho de 2000[2][3] e graduamente se espalhou por outras conferências técnicas.

Formatos variam entres os diferentes locais. A maioria das conferências irá disponibilizar um slot de apresentação (de 30 a 90 minutos) e então organizará diversas palestras relâmpago uma depois da outra durante essa sessão.

O tamanho das palestras são geralmente entre 1 e 10 minutos com um limite de 5 minutos sendo comum. A fim de permitir rápidas mudanças entre os oradores apresentações de slides podem ser desencorajadas ou um único computador rodando um programa de apresentação (como OpenOffice.org Impress ou Microsoft PowerPoint ) pode ser usado por todos os oradores.

As palestras relâmpago são apresentações curtas que se concentram em apenas alguns pontos-chave. Bem feito, eles são uma ótima maneira de transmitir seu ponto de vista em um pequeno período de tempo. A restrição de tempo força os palestrantes a editar sua mensagem para se concentrar nos elementos mais importantes.

Cientistas e tecnólogos costumam usar palestras relâmpago para mudar sua abordagem de “olhar para tudo o que sei” para “qual é a coisa mais importante para você saber agora?”

Como as palestras relâmpago podem ajudar os líderes ágeis?

Os líderes ágeis costumam usar palestras relâmpago para promover a colaboração e permitir que suas equipes compartilhem insights de maneira focada e com tempo limitado.

Para líderes de TI e de negócios, as palestras relâmpago podem ser uma ferramenta valiosa para aprimorar a entrega e mostrar o valor de informações complexas. Eles podem ser particularmente úteis para introduzir novos tópicos, apresentar um desafio ou chamar à ação e compartilhar conhecimento e experiência. Eles também podem ser uma maneira refrescante de fornecer atualizações de status.

Os líderes ágeis costumam usar palestras relâmpago para promover a colaboração e permitir que suas equipes compartilhem insights de maneira focada e com “tempo limitado”. As equipes também podem usar essas ocasiões para oferecer feedback ao proprietário do produto e outras partes interessadas no final de um sprint. Os proprietários de produtos também podem usar esse formato para compartilhar sua visão ou necessidades de negócios com as equipes de scrum para os próximos sprints.

[ O que significa liderança ágil na era do trabalho híbrido? Leia Quando o ágil encontra o trabalho híbrido: 4 tarefas obrigatórias para líderes  ]

Lightning Talks: 3 formatos principais

conversa relâmpago

  • Tem um limite de tempo pré-determinado, geralmente entre 5 e 10 minutos
  • O uso de slides (qualquer número) é opcional
  • Os slides são avançados pelo palestrante e podem ser exibidos por qualquer período de tempo

Pecha Kucha

PechaKucha  significa “bate-papo” em japonês, e esse formato é baseado na ideia de “falar menos, mostrar mais”. Difere de uma palestra relâmpago tradicional das seguintes maneiras:

  • Requer 20 slides
  • Os slides avançam automaticamente a cada 20 segundos
  • A duração é limitada a exatamente 6 minutos e 40 segundos

Acender

Como as palestras do PechaKucha, as palestras do Ignite  também exigem 20 slides, mas com duas diferenças principais:

  • Os slides avançam automaticamente a cada 15 segundos
  • A duração é limitada a exatamente cinco minutos

Como dar uma boa palestra relâmpago: Organização

Veja como estruturar uma palestra relâmpago ( as ideias de Heidi Waterhouse foram úteis para criar esta lista):

  • Confirme o formato e a duração necessária da sua palestra relâmpago
  • Escreva seu título
  • Escreva sua conclusão (pense nisso como marcando seu destino em um mapa)
  • Qual é a ideia que você quer transmitir? Limite sua resposta a apenas uma linha
  • Qual é a principal objeção a essa ideia ou problema enfrentado? Limite sua resposta a apenas uma linha
  • Junte a ideia e a objeção principal. Concentre-se no resultado que deseja alcançar e reconheça a tensão entre os elementos
  • Por fim, volte e desenvolva apenas o conteúdo que é absolutamente crucial. Concentre-se em sua ideia, sua principal objeção e como elas se juntam.

Pense nesse processo como mapear os pontos de referência em uma jornada

Pense nesse processo como mapear os pontos de referência em uma jornada, focando nos elementos mais importantes para guiar seu público até o destino sem se perder no caminho.

Se você usar slides em sua palestra relâmpago, pense bem nas imagens que escolher e certifique-se de que elas transmitam sua mensagem de forma eficaz. Ao adicionar texto, use o mínimo de palavras possível.

Aqui está um exemplo para ter em mente ao projetar seus slides: O dono de uma peixaria planeja colocar uma placa na vitrine: “Peixe fresco vendido aqui”. Quais palavras eles podem remover sem prejudicar a mensagem?

A resposta? Todos eles. Se as pessoas podem ver o peixe fresco na janela, um sinal é desnecessário.

Pense em como você pode usar imagens para comunicar sua mensagem rapidamente. Com apenas alguns minutos para apresentar, você precisa usar cada segundo cuidadosamente.

Dicas de apresentação do Lightning Talk

Se você conseguir fazer sua apresentação sem olhar para suas anotações – e sem usar seus slides – você está pronto.

Depois de criar seu conteúdo, o desafio final é se preparar. Você poderia fazer toda a apresentação com os olhos fechados? Se você conseguir fazer sua apresentação sem olhar para suas anotações – e sem usar seus slides – você está pronto.

Com preparação suficiente, mesmo que você tenha um pesadelo logístico de última hora no dia da sua apresentação, você pode agregar valor ao seu público, sua equipe ou seu cliente, comunicando a coisa mais importante para eles saberem agora.

Se você estiver fazendo uma palestra do Ignite, considere usar um cronômetro de prática.

Como são os eventos de palestra relâmpago?

Os eventos do Lightning Talk podem ser informais ou altamente estruturados. Eles normalmente têm um número fixo de slots de alto-falante disponíveis e exigem que todos os apresentadores sigam um formato específico para fornecer continuidade na estrutura em toda a gama de tópicos escolhidos.

Em projetos ágeis, as palestras relâmpago são frequentemente usadas para sessões de “almoçar e aprender”, onde a equipe ouve soluções, ideias ou outros conteúdos relevantes relacionados ao sprint ou projeto maior. Você também pode usar palestras relâmpago para apresentar um tópico e depois debater o conteúdo (não se esqueça de marcar o tempo da discussão também).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

B a c k T o T o p B a c k T o T o p